sábado, 16 de abril de 2011

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar é um guia para a alimentação saudável, porque orienta quanto à variedade, à moderação e à proporcionalidade dos alimentos.
A alimentação saudável deve beneficiar cada grupo de alimento, garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Alimentos ricos em gorduras e/ou açúcares devem ser consumidos com moderação. Deve-se consumir maior quantidade do grupo de alimentos que estão na base da pirâmide e em menor quantidade os alimentos que estão no topo.
O ideal é alimentar-se em pequenas quantidades mais vezes ao dia, mantendo as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar e, entre elas, ingerir pequenas porções de alimentos nutritivos.



Níveis da Pirâmide

Nível 1 - Grupo dos pães, cereais e massas: responsáveis por fornecer a energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. São alimentos ricos em carboidratos, também conhecidos como alimentos energéticos.

Nível 2 - Grupo das hortaliças e grupo das frutas: esses dois grupos apresentam funções semelhantes, pois fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras de que precisamos para que o organismo funcione bem. Esses alimentos são chamados de reguladores, pois ajudam a controlar as reações que ocorrem no nosso corpo.

Nível 3 - Grupo das carnes, leguminosas, leite e derivados: esses alimentos são chamados de construtores pois são ricos em proteínas, responsáveis pelo crescimento, formação e renovação dos tecidos do corpo.

Nível 4 - Grupo dos açúcares e gorduras: encontram-se na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois são o grupo de alimentos que deve ser consumido em menor quantidade.







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